
Novembro Azul: Praticar a prevenção é coisa de homem!

O PERIGO da automedicação
PROBLEMAS ORTOPÉDICOS NOS PÉS PODEM GERAR DORES EM OUTRAS PARTES DO CORPO?
Problemas ortopédicos nos pés, como desalinhamentos, lesões ou condições como fascite plantar, podem, sim, gerar dor em outras partes do corpo. Isso ocorre porque os pés são a base de sustentação e apoio para o corpo, e quando há uma alteração na estrutura ou função dos pés, pode afetar a distribuição do peso e a maneira como nos movemos, podendo se refletir em outras regiões do corpo, gerando dor e desconforto, como por exemplo:
▶ Causar sobrecarga em certos músculos e articulações das pernas, levando a dores e lesões, como tendinites ou síndrome do estresse tibial.
▶ Causar alterações na marcha e na maneira como os joelhos se movem, que pode resultar em dor, como a síndrome da dor patelofemoral.
▶ Afetar a postura e o alinhamento dos quadris, contribuindo para dores e até mesmo desencadear condições como bursite trocantérica.
▶ Impactar a coluna vertebral, e levar a dores na região lombar, no pescoço e até mesmo causar desequilíbrios posturais.
É importante ressaltar que cada caso é único, e a relação entre os problemas nos pés e a dor em outras partes do corpo pode variar de pessoa para pessoa. É fundamental buscar uma avaliação adequada de um ortopedista, que realizará um diagnóstico preciso e indicará o tratamento mais adequado.